Dominó
da multiplicação
Autor: Brinqueduca
Materiais utilizados: Papelão,
números impressos,fita dupla face.
O
que estimula? Raciocínio lógico-matemático,
Como jogar/interagir: Cada
jogador pega 7 peças (que deverão estar todas viradas de cabeça para baixo)
e as organiza, escondendo-as dos parceiros. Começa o jogo quem tiver a peça
maior. O primeiro jogador coloca uma peça no centro da mesa e o próximo deverá
colocar outra peça que tenha lado igual a um dos lados da mesa e assim por
diante. Quem não tiver uma peça que possa ser colocada perde a vez. Vence o
jogo quem terminar suas peças primeiro.
Atividade
Complementar: Você poderá substituir o sinal de multiplicação
pelos sinais de adição e subtração, basta colá-los com fita dupla face
Análise:
Vários tipos de brincadeiras e jogos que possam interessar à
criança pequena constituem-se rico contexto em que ideias matemáticas podem ser
evidenciadas pelo adulto por meio de perguntas, observações e formulações de
propostas.
BRASIL, 1998 p.235
Boliche
Autor: Lixo
arte
Materiais utilizados: Garrafas
PET, bola de madeira e fita adesiva colorida.
O
que estimula? Coordenação motora, raciocínio lógico-matemático,
noção espacial de perto e longe, forte e fraco.
Como jogar/interagir: Cada
jogador deve tentar derrubar o maior número de pinos arremessando a bola na
direção dos mesmos. Ao final é somado todos os valores e ganha o o jogador com
o número de maior valor.
Atividade
Complementar: Podemos jogar de outra maneira, fazendo com que
ganhe o jogador que conseguir derrubar somente os pinos com números pares e
depois somente os números impares.
Análise: Vários
tipos de brincadeiras e jogos que possam interessar à criança pequena
constituem-se rico contexto em que ideias matemáticas podem ser evidenciadas
pelo adulto por meio de perguntas, observações e formulações de propostas. BRASIL,
1998 p.235
Nenhum comentário:
Postar um comentário